Muitas pessoas não sabem, mas o Brasil é o país que mais realiza cirurgias de prótese mamária, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Apesar desse procedimento ser o queridinho das brasileiras e, também, uma cirurgia bastante segura, complicações podem ocorrer. Uma delas é a infecção das próteses.
A infeção de prótese de mama pode acontecer devido a diversos fatores. Um deles, é a falha na assepsia cirúrgica, seja nos instrumentais usados, no ambiente ou, até mesmo, no próprio implante.
Outra possibilidade é o acúmulo de sangue ou fluidos ao redor da prótese, o que favorece o crescimento bacteriano e aumenta os riscos de infecção.
Por fim, outra causa de infecção é o uso de implantes de baixa qualidade ou, ainda, falha no armazenamento e/ou manuseio desse material.
Vale ressaltar que fatores individuais como tabagismo, problemas imunológicos e doenças crônicas também podem favorecer infecções.
Dito isso, os principais sintomas da infecção na prótese mamária são locais e incluem:
- Vermelhidão;
- Inchaço;
- Calor;
- Dor;
- Sensibilidade.
Em casos mais avançados, a paciente pode ter secreção de pus, febre e mal-estar geral.
É importante citar que as complicações cirúrgicas após um implante mamário não devem ser comuns. Portanto, é fundamental realizar o procedimento com um cirurgião experiente e familiarizado com essa cirurgia e todas as suas técnicas.
Dra. Lorena Duarte Rosique
Cirurgiã Plástica
CRM-GO 15293 / RQE 13.144
-Pós-Graduação em Medicina Estética
-Pós-Graduação em Terapia Intensiva Adulto
Clínica Vandi
Endereço: Rua 144, N°186, Clínica Vandi, Setor Marista, Goiânia; Go.
Telefone: (62) 3636-6069
WhatsApp: (62) 99697-9406
Procedimentos:
-Abdominoplastia
-Lipoaspiração
-Mamoplastia
-Prótese de Glúteos
-Lifting facial
-Blefaroplastia
-Rinoplastia
-Fios de Sustentação
-Preenchimento Facial
-Toxina Botulínica