Cirurgia Facial
Bichectomia
A Bichectomia é um procedimento cirúrgico estético que tem principal objetivo a redução do tamanho das bochechas, visando modificar e/ou afinar o contorno facial. A cirurgia é feita através de uma incisão dentro da boca e a remoção das bolas de Bichat, tecido gorduroso localizado abaixo das maçãs do rosto. A anestesia é local com ou sem sedação e a cirurgia rápida e simples. A bichectomia tem resultados satisfatórios e pode ser realizada tanto por mulheres como homens, proporcionando maior definição da linha da mandíbula e pescoço e mais harmonia facial. O procedimento somente não é aconselhado para pessoas abaixo dos 16 anos e que estão fora do peso ideal.
Blefaroplastia
A blefaroplastia é a cirurgia plástica indicada para tratar flacidez nas pálpebras superiores e inferiores, e também remover bolsas de gordura e rugas na região. A cirurgia também pode corrigir a musculatura orbital em casos de queda da pálpebra por razões musculares. A blefaroplastia é indicada para mulheres e homens após os 40 anos, que apresentam sinais de envelhecimento na região das pálpebras como consequência da perda da elasticidade da pele. A cirurgia plástica pode ser realizada por anestesia local com sedação ou anestesia geral, e tem duração de 1 a 3 horas. A cicatriz da blefaroplastia é simples e fina, sendo facilmente escondida nas dobras da pele ou na linha dos cílios, não ficando visível. O tempo de internação indicado da blefaroplastia é de 6 a 8 horas, que pode ser aumentado em caso de combinação com outros procedimentos. O tempo de repouso geralmente é de duas semanas e deve-se evitar o sol por 30 dias.
Correção de Lóbulo de Orelha
Algumas orelhas podem ficar com orifícios grandes e inestéticos devido ao uso de alargadores ou brincos pesados. É possível fazer a correção dos furos alargados nas orelhas com procedimento cirúrgico com anestesia local e fechamento e reconstrução desse lóbulo. Após a cirurgia é recomendado somente furar a orelha após 3 meses, e não realizar o furo na cicatriz operatória.
Implante Capilar
A cirurgia de implante capilar é realizada com a técnica de FUE que significa Extração de Unidades Foliculares, com retirada fio a fio da área doadora para o transplante capilar, sem a necessidade de incisão, o que não deixa a cicatriz linear característica de outros procedimentos. A cirurgia é indicada para regiões sem cabelo ou para melhorar o volume de áreas com poucos fios. O transplante capilar pode ser feito na cabeça, sobrancelha, cicatrizes, púbis, tórax, abdome. A cirurgia é realizada com anestesia local com sedação e o paciente recebe alta no mesmo dia, devendo permanecer de repouso por uma semana. Dependendo do tamanho da região sem cabelos, pode ser necessária mais de uma cirurgia.
Lifting de Sobrancelhas
O Lifting de Sobrancelhas é um procedimento para corrigir a queda dos supercílios devido ao envelhecimento natural, proporcionando rejuvenescimento facial. Para este procedimento podem ser usados diversos tipos de técnicas dependendo da necessidade de cada paciente. Uma das técnicas mais simples, é a suspensão dos supercílios com fios, outra técnica é a cirurgia de ressecção de pele acima dos supercílios (cirurgia de Castanhares). Este procedimento frequentemente é associado a outros, como a ritidoplastia e a blefaroplastia. Também existem técnicas mais complexas, como a frontoplastia endoscópica realizada com 3 a 5 incisões no couro cabeludo e a frontoplastia aberta realizada com grande incisão em todo couro cabeludo. Geralmente, a cirurgia tem duração de 30 minutos a 2 horas, dependendo da técnica utilizada. O tempo de internação varia de acordo com a anestesia empregada, mas o paciente geralmente tem alta no mesmo dia. O tempo de recuperação é de uma a duas semanas.
Lifting Facial
O Lifting Facial ou Ritidoplastia, é um procedimento indicado para pessoas com mais de 45 anos que buscam uma aparência mais jovial e harmônica. A cirurgia diminui a flacidez e remove os excessos de gordura localizada da face e pescoço, além e reduzir as rugas destas regiões. As incisões são realizadas na lateral da face, na implantação da linha capilar e ao redor das orelhas, para que as estruturas da face sejam reposicionadas e os excessos de pele removidos.
A cicatriz é discreta ficando escondida ao redor cabelo e das orelhas. Normalmente o lifting facial é feito com anestesia geral e dura em torno de 4 horas. Pode ser associado a outros procedimentos, como a blefaroplastia visando um resultado melhor e mais harmonioso. É comum o aparecimento de edema e hematomas após a cirurgia por ela ser mais complexa, porém esses desconfortos irão regridir de maneira progressiva com o passar do tempo. O tempo de internação normalmente não ultrapassa 24 horas, e a recuperação é em torno de 30 dias.
Mentoplastia
É a cirurgia plástica indicada para alterações estéticas ou funcionais no queixo, como aumentar o queixo, diminuí-lo ou corrigir assimetrias. Entre os tipos de mentoplastia, a mais comum é a mentoplastia de aumento. Entre as indicações funcionais, a mentoplastia pode ser indicada para auxiliar no tratamento da apneia obstrutiva do sono. Para o resultado mais satisfatório é feita uma análise facial, que irá indicar qual o grau de deformidade do queixo, desta forma o cirurgião consegue planejara cirurgia para que o queixo fique harmônico com o resto da face. Como o queixo está diretamente relacionado ao nariz, em alguns casos é necessário associar o procedimento com a rinoplastia. Esta combinação de procedimentos é chamada de perfiloplastia, sendo muito comum. O procedimento pode ser iniciado com uma lipoaspiração, que ajuda a definir o contorno mandibular, e em seguida dependendo do tipo de mentoplastia. Na mentoplastia de aumento pode ser feita o uso de prótese de silicone ou por seccionamento do osso. Já a mentoplastia redutora é realizada com a remodelação ou reposicionamento do osso, melhorando a harmonia entre queixo e demais estruturas faciais. O procedimento tem duração entre 1 a 2 horas, dependendo da técnica utilizada. O paciente pode ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte, e o período de recuperação fica em torno de 10 a 14 dias dependendo do procedimento realizado.
Otoplastia
A otoplastia é a cirurgia plástica para a correção de orelhas proeminentes, também conhecida como a cirurgia de orelha de abano, é um procedimento que tem a função de melhorar o formato e posicionamento das orelhas deixando-as simétricas e proporcionais ao rosto. A otoplastia é indicada a partir dos 7 anos de idade, quando já finalizou o desenvolvimento das orelhas. O procedimento pode ser feito com anestesia local com ou sem sedação. Porém, é utilizada a anestesia geral, principalmente em crianças.
A cirurgia é feita com uma incisão atrás da orelha e removido ou reposicionado o excesso de cartilagem, promovendo um aspecto mais natural e simétrico às orelhas. A técnica costuma ser usados pontos internos que são absorvidos, não precisando ser retirados. O tempo de internação dura de 8 a 12 horas, e o tempo mínimo de repouso geralmente é de uma semana. É permitido o uso do óculos por cima do curativo, porém em alguns casos recomenda-se que ele seja preso acima das orelhas, usando a própria faixa de contenção que será usada durante 30 dias.
Rinoplastia
A Rinoplastia é a cirurgia para correção do nariz para melhorar o tamanho, formato ou aparência. Geralmente a rinoplastia é feita com indicação estética, porém em alguns casos pode ser associada a outras cirurgias, como a correção de desvio septo. A rinoplastia pode ser usada para diversos objetivos, como aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e diminuir a giba óssea, conhecido como o “osso” do nariz. A partir da avaliação do cirurgião e das queixas do paciente é feito o planejamento para que o resultado seja harmonioso. Duas técnicas são utilizadas para este procedimento: a técnica aberta, realizada por uma pequena incisão através da columela (base) e na parte interna de cada narina, desta forma é possível o levantamento da pele da cartilagem e do osso do nariz. Na técnica fechada, as incisões apenas na parte interna das narinas. Pode ser feita por anestesia local ou geral, e é indicada para pacientes a partir de 15 anos. A rinoplastia dura em média 2 horas, dependendo da técnica utilizada e os curativos são mantidos por uma média de 15 dias.
Dra. Lorena Duarte Rosique
Cirurgiã Plástica
CRM-GO 15293 / RQE 13.144
-Pós-Graduação em Medicina Estética
-Pós-Graduação em Terapia Intensiva Adulto
Clínica Vandi
Endereço: Clínica Vandi – Rua 144, 186 – Setor Marista, Goiânia, Goiás. Cep: 74170-030.
Telefone: (62) 36366069
WhatsApp: (62) 99697-9406