Você sabia que o tabagismo pode ser especialmente prejudicial para as pessoas que irão passar por cirurgias? Esse hábito pode ter um impacto significativo nos procedimentos estéticos, afetando tanto os resultados, quanto a segurança do procedimento.
Isso acontece devido a diversos fatores, um deles, é o fato de a nicotina causar vasoconstrição, o que reduz o fluxo sanguíneo para os tecidos e dificulta a cicatrização. Além disso, fumar também diminui a capacidade de transporte de oxigênio, dificultando a regeneração celular.
Com isso, complicações graves podem ocorrer: deiscências ou abertura de pontos, necrose da pele, devido a redução do fluxo sanguíneo; infecções, em decorrência da cicatrização demorada; e, claro, complicações pulmonares, relacionada à menor capacidade pulmonar dos fumantes.
Por fim, com relação à estética, pessoas fumantes também tendem a ter resultados inferiores, pois a lenta cicatrização causa cicatrizes mais visíveis. A isso, se soma o fato da pele de pessoas que fumam normalmente ser menos elástica e mais fina, o que também pode afetar o resultado.
Portanto, fumar é prejudicial antes, durante e após a cirurgia plástica, por isso, o mais recomendado é que os pacientes parem de fumar pelo menos um mês antes do procedimento e permaneçam assim por mais um mês após a cirurgia, a fim de minimizar os riscos desse hábito.
Dra. Lorena Duarte Rosique
Cirurgiã Plástica
CRM-GO 15293 / RQE 13.144
-Pós-Graduação em Medicina Estética
-Pós-Graduação em Terapia Intensiva Adulto
Clínica Vandi
Endereço: Rua 144, N°186, Clínica Vandi, Setor Marista, Goiânia; Go.
Telefone: (62) 3636-6069
WhatsApp: (62) 99697-9406
Procedimentos:
-Abdominoplastia
-Lipoaspiração
-Mamoplastia
-Prótese de Glúteos
-Lifting facial
-Blefaroplastia
-Rinoplastia
-Fios de Sustentação
-Preenchimento Facial
-Toxina Botulínica